10 erros que não pode cometer no seu E-commerce

E-commerce

Ter uma loja online pode ser excelente para o seu negócio, mas requer uma boa gestão. Comece hoje a desenvolver uma estratégia para o seu negócio de E-commerce. Consulte o nosso serviço de consultoria para E-commerce.

São muitos os pontos que requerem atenção para o sucesso e o lucro de um e-commerce e neste artigo, para impedir que desperdice vendas, vamos falar-lhe sobre 10 principais erros que não deve cometer. 

Evite estes 10 erros no e-commerce para ter sucesso!

1. Não ter um site responsivo

Não basta criar um site e subir produtos. Para obter um bom resultado, é importante ter um site responsivo. 

Mas o que é isso?

Um site responsivo significa um site adaptável. Hoje em dia, a maior parte das pessoas compra pelo smartphone e não no computador. Se o seu site não se adapta às diferentes telas, isso é um grande problema.

Pense que a experiência de compra do cliente é determinante para ele efetivamente comprar. Se o site é difícil de visualizar e não é pensado para usuários de diferentes dispositivos…entra a perder contra os seus concorrentes.

Evite isso já prevendo essa adaptabilidade no momento de criação da loja online.

2. Oferecer poucas opções de pagamento

Quanto mais opções de pagamento tiver, mais oportunidades de venda alcançará.

Qual a probabilidade de alguém abandonar uma compra ao perceber que não existe a opção de pagamento que gosta de usar e confia? Grande!

Oferecer todos os métodos de pagamento viáveis no seu e-commerce é ganhar aumentar a probabilidade de vender. 

Ofereça, no mínimo, como opções: 

  • Cartão de crédito e débito 
  • Mb Way 
  • Transferência Bancária
  • Multibanco
  • Pay Pal
Compras online

3. Portes de envio muito caros

Quanto maior forem os portes de envio, maior a probabilidade de um potencial cliente abandonar a compra.

Muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas justamente pelo valor dos portes. Aliás, os portes de envio são um dos principais motivos para abandono de carrinho.

Observe os valores praticados pela concorrência para ter uma base de comparação e procure praticar taxas parecidas e se possível mais baixas.

Uma forma de contornar os valores altos dos portes de envio é oferecer portes gratuitos ao invés de fazer descontos. O importante é analisar o que funciona melhor para o seu e-commerce.

4. Não cumprir o prazo de entrega

Um erro fatal é não cumprir o prazo que você estipulou para entrega.

Foque-se na experiência do utilizador e para que esta seja a melhor possível é crucial que a sua cadeia logística funcione perfeitamente, desde uma boa gestão de stock, à transportadora fidedigna para que tenha algum controlo sobre os prazos de entrega.

O melhor marketing do mundo é um bom atendimento. Uma dica para não frustrar seus clientes é entregar os seus produtos na data prometida, nem antes nem depois. Entregar antes da data delimitada não se traduz num bom serviço porque os seus clientes não esperam receber a sua encomenda antes e isso poderá causar constrangimentos na receção da encomenda.

5. Processo de compra e checkout confuso

A finalização da compra também é importante. Se dificultar demais este processo terá uma alta taxa de abandono.

Muitas lojas online têm como obrigatório o registo do cliente para finalizar a venda. Isso não representa um problema, aliás esses dados serão importantes para o e-commerce, mas esse registo pode ser um gargalo no processo de compra para alguns utilizadores.

Numa loja online existe a máxima: menos cliques é igual a mais compras. 

Facilite o processo ao seu cliente e deixe as informações no checkout claras e minimalistas, sem muitas distrações.

Gestão de E-commerce

6. Produtos sem descrição

Pode parecer algo insignificante ou um detalhe simples, mas a falta de descrição nos produtos pode prejudicar as suas vendas.

Lembre-se que o processo de compra online é diferente do processo de compra numa loja física. 

No ambiente digital, seu comprador é mais autônomo e precisa ter disponíveis o maior número de informações possíveis sobre os produtos para fundamentar sua decisão e finalizar a compra. Isso gera mais segurança e confiança.

Poderá inclusive entregar ainda informações mais específicas ao seu potencial cliente, como sugestões de uso ou vídeos de review do produto. 

7. Site com URLs grandes e não otimizadas

Otimizar a sua loja online é importante não só pela experiência do cliente. É, também, crucial para um bom posicionamento nos motores de pesquisa para que a sua loja seja encontrada pelos seus potenciais clientes.

Quando falamos de URLs, procure estruturar a URL de forma a que seja percetível sobre o que se trata o produto, que forma curta e clara.

Para os motores de busca verificarem a sua loja online, e serem capazes de a entregar melhor do que os sites concorrentes, a otimização é o segredo. Invista em boas práticas de SEO para se posicionar à frente da sua concorrência!

8. Não calcular o preço de venda corretamente

Saber calcular o seu preço é essencial para ter uma margem saudável no seu negócio. Para calcular o preço de venda, deve considerar as despesas do negócio, com os custos de produção, operação, taxas e com o lucro esperado. 

Procure encontrar um meio termo entre um valor competitivo (ou seja, que não esteja muito acima do valor praticado pelo mercado) e um valor lucrativo.

Gestão de E-commerce

Conclusão 

9. Baixa qualidade de Imagem

Um bom layout pode impulsionar suas vendas. Quando entra numa loja com um bom design, a impressão gerada é de confiabilidade, segurança e credibilidade.

Como diz o ditado “uma imagem vale por mais de mil palavras”. Um ponto importante é o de ter boas imagens dos produtos, que favoreçam os detalhes e que possibilitem zoom. 

Tenha em mente que seu cliente não poderá ver o produto fisicamente, então inclua opções de visualização dos produtos que permitam uma noção aproximada do que será o produto em mãos.

Não faltam oportunidades de impactar visualmente os visitantes e o seu papel é explorá-las

10. Ignorar estratégias de marketing

As vendas não caem do céu e exatamente por isso, depois do trabalho de colocar “no ar” a  loja online, é importante pensar em estratégias para melhorar o alcance e a visibilidade do seu negócio.

Utilize estratégias orgânicas e pagas. A sua loja precisa de visitas porque existir não garante vendas.

Atrair visitantes para a sua loja online é um desafio constante no mundo do e-commerce e, para isso, uma estratégia de marketing digital é essencial. Desta forma vai garantir que a sua marca se destaca em relação aos concorrentes.

Para saber como integrar uma estratégia completa em marketing digital para a sua loja online consulte a nossa equipa de especialistas.

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Não perca esta oportunidade! Aproveite e marque uma reunião GRÁTIS connosco. Vamos ajudá-lo a perceber os problemas do seu negócio e o que pode fazer para obter mais vendas!

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