E-commerce sem fronteiras: Como expandir as suas vendas internacionalmente

Sabemos que a Europa tem grande potencial quando se fala em vendas online, os consumidores estão cada vez mais optando por comprar online devido à praticidade e ao alcance a uma gama maior de produtos. Com isto surgem oportunidades de mercado internacional. Se procura expandir o seu negócio de e-commerce, consulte o nosso serviço de E-commerce e perceba como podemos ajudá-lo a alcançar outros mercados.

Se já tem uma loja online estável em Portugal, está na altura de planear o seu próximo passo. A expansão via e-commerce internacional não precisa ser um sonho distante! Com as estratégias certas, é possível internacionalizar o seu e-commerce e aumentar exponencialmente as suas vendas, alcançando novas oportunidades de mercado internacional.

Existem inúmeras estratégias de e-commerce internacional para expandir suas operações para o exterior, e se você quiser agarrar esta oportunidade que é as vendas online, é fundamental traçar um plano estratégico e ter em mente todas as ações necessárias para a expansão internacional de negócios. Pensando nisso, estamos aqui para ajudá-lo com algumas dicas para tornar esse processo muito mais simples.

Estudar a cultura local

Antes de se aventurar em um novo mercado, é essencial entender essa nova cultura e os hábitos de compra online dos consumidores. É importante, por exemplo, saber a estação do ano em que mais consomem e a forma como efetuam os pagamentos. Com esse conhecimento local, é possível entender como essas pessoas vão se relacionar com seus produtos e traçar sua estratégia de expansão internacional de negócios.

Devido às diferenças culturais, a carteira de produtos do seu e-commerce nem sempre será adequada a outros mercados. Se esse é o seu caso, procure entender quais categorias de produtos são mais compradas online pelos consumidores do país, ao entender as tendências de consumo do seu público-alvo, será muito mais fácil adaptar seu e-commerce de forma assertiva, garantindo bons resultados.

Outro ponto relevante quando se fala em e-commerce internacional é o calendário de feriados. Cada país tem suas datas comemorativas e é nelas que as lojas virtuais e físicas conseguem ter um pico de vendas. Este é um ponto muito importante das estratégias de e-commerce internacional, porque conhecendo bem essas datas, é possível aproveitar para investir mais em campanhas e promoções nas épocas certas, gerando mais vendas e mostrando que sua loja virtual está em sintonia com a cultura local.

Planear a logística

 

Antes de começar a vender em um novo mercado, certifique-se de que a logística esteja alinhada, senão o seu projeto para o seu e-commerce internacional não vai começar da melhor maneira.

 

O serviço postal pode variar de acordo com o país para onde você enviará seus produtos. Por isso, é muito importante pesquisar e saber qual é o serviço de envio mais utilizado no mercado para o qual seu e-commerce está se expandindo.

Além disso, procure entender como funcionam as leis alfandegárias e de comércio exterior relacionadas à entrada de produtos internacionais no país. Essas informações o ajudarão no processo de exportação para garantir o envio correto dos seus produtos.

Preste atenção aos métodos de pagamento

Cada país tem sua própria forma de lidar com o dinheiro. No que diz respeito aos métodos de pagamento, aceitar opções locais na sua loja online pode fazer uma grande diferença nos seus resultados de vendas. As pessoas sentem-se muito mais seguras ao pagar com métodos que já conhecem e estão habituadas a utilizar no dia a dia.

A melhor solução para aceitar diferentes opções de pagamento na sua loja online, de acordo com o país onde pretende vender, é procurar um gateway de pagamento que compreenda o mercado e lhe ofereça um serviço de pagamento completo para vendas online.

Encargos na moeda local

O abandono do carrinho é um problema que muitos enfrentam. Um dos fatores que pode fazer com que as pessoas desistam de comprar algo na sua loja online é quando não conseguem perceber o preço dos produtos e, por isso, não se sentem seguras para finalizar a compra.

Se alguém quer comprar algo, mas não tem ideia de quanto vai custar, seja pela flutuação da taxa de câmbio ou por taxas e impostos ocultos que desconhece, a chance de desistir da compra e ir para outro site mais adaptado, com preços na moeda local, é muito grande.

Se quiser internacionalizar definitivamente o seu e-commerce, precisa de uma solução para os pagamentos internacionais. Pode fazê-lo em parceria com uma empresa local de processamento de pagamentos que o ajudará a aumentar a sua credibilidade, a reduzir as taxas de abandono do carrinho e, claro, a melhorar as vendas. Quanto menos barreiras culturais os seus clientes encontrarem na sua loja, melhor! Exibir preços que eles possam entender e com os quais já estejam familiarizados é uma obrigação.

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