7 Boas práticas para o seu e-commerce

Estratégias de E-commerce

Se tem um e-commerce, provavelmente já percebeu a importância de proporcionar uma experiência impecável para o cliente e para os seus consumidores. Mas sabe qual é o papel da utilidade nisso?

Existem boas práticas para e-commerce que devem ser seguidas, os utilizadores estão cada vez mais habituados a processos ágeis e pragmáticos. Portanto, se entrarem num site muito lento ou confuso para navegar, eles não vão pensar duas vezes antes de fechar a página e procurar o seu concorrente.

É nesse ponto que entra a importância da utilidade no e-commerce. Ao facilitar a navegação do visitante, aumenta a credibilidade da sua marca, reduz a incidência de carrinhos abandonados e impulsiona a sua conversão em vendas.

Consulte o nosso serviço de E-commerce e entenda como podemos ajuda-lo a definir uma estratégia eficaz para o seu negócio.

Como podemos ajudar a alavancar o seu negócio?

O que é usabilidade?

A usabilidade refere-se à facilidade de uso da interface de um sistema ou ferramenta, permitindo que o utilizador execute as suas tarefas com simplicidade.

Segundo o cientista de programação Jakob Nielsen, considerado o pai da usabilidade, esse atributo pode ser medido por cinco fatores:

  • Facilidade de aprendizagem: o funcionamento do sistema deve ser facilmente compreendido pelo utilizador, para que ele possa começar a utilizá-lo;
  • Eficiência de uso: o site deve proporcionar produtividade e assertividade para a realização das tarefas dos utilizadores;
  • Facilidade de memorização: os utilizadores devem conseguir facilmente memorizar como usar a ferramenta;
  • Suporte a erros: o sistema precisa prever e evitar erros por parte do utilizador, sendo que, no caso de falhas serem cometidas, é necessário que sejam facilmente resolvidas;
  • Satisfação do utilizador: o site deve oferecer uma navegação agradável ao utilizador, para que ele se sinta satisfeito com a experiência.

No e-commerce, a usabilidade garante uma melhor experiência de navegação para o consumidor, facilitando todo o seu processo de compra — desde a etapa de pesquisa dos produtos até a conclusão do pedido.

Seguir as boas práticas para e-commerce, ajuda a conquistar a confiança dos clientes, aumentar as taxas de conversão da loja e, por sua vez, reduzir o índice de abandono de carrinho do site.

Usabilidade do seu e-commerce

Como garantir a usabilidade do seu e-commerce?

Conheça as boas práticas para e-commerce, de modo a garantir uma boa usabilidade em todas as páginas do seu e-commerce, desde a página inicial até as páginas de produtos até o checkout!

1. Ofereça uma navegação simples e intuitiva

Ao entrar no seu site, o cliente deve conseguir situar-se rapidamente e encontrar o que está à procura. Para isso, tenha em atenção a todos os aspectos da interface do e-commerce, como botões, banners, textos e imagens.

Dê preferência a um design limpo e agradável, que permita ao utilizador distinguir o que é clicável e selecionável do que não é. Além disso, evite o excesso de informações e lembre-se de incluir um campo de busca de fácil acesso e um menu bem estruturado.

Também é interessante dar destaque aos principais botões do e-commerce, com uma cor diferente do restante da página e uma chamada para ação clara, como “Adicionar ao carrinho” e “Finalizar a compra”.

2. Tenha páginas responsivas

Segundo um relatório da Ebit | Nielsen, 56% das compras online no primeiro semestre de 2021 foram realizadas via mobile. Isso significa que é essencial ter um layout responsivo, que se adapte aos diferentes tamanhos de ecrã.

Isso vai garantir uma boa usabilidade no seu e-commerce, independentemente do dispositivo utilizado pelo usuário, seja um tablet, um smartphone ou um portátil, por exemplo.

3. Atenção à velocidade de carregamento

Além de penalizar o SEO do seu e-commerce, um site muito lento também prejudica a experiência de navegação do utilizador e pode até mesmo fazê-lo desistir de comprar na sua loja.

De acordo com o Google, o ideal é que o site leve, no máximo, 2 segundos para carregar. Por isso, cuide da performance do seu e-commerce, utilizando formatos e tamanhos de arquivos otimizados e faça análises com ferramentas como o PageSpeed Insights para perceber o que pode ser melhorado.

Impulsionar o seu e-commerce

4. Cuide da legibilidade dos textos

Os textos do seu site devem ser de fácil entendimento, para não gerar dúvidas nem interpretações erradas por parte do utilizador.

Para isso, preze pela legibilidade e pela fácil interpretação, com as seguintes práticas:

  • utilize frases e parágrafos curtos;
  • use subtítulos para dividir o texto em pequenos blocos;
  • adote um tom direto e objetivo, evitando palavras muito técnicas ou robustas;
  • use bullet points para listar pontos importantes;
  • utilize uma fonte de tamanho adequado;
  • use cores agradáveis e com contraste suficiente para facilitar a leitura.

5. Organize a estrutura do site

É fundamental organizar bem a estrutura do seu e-commerce, ou seja, a estrutura das páginas e como elas se relacionam. Siga uma hierarquia clara e lógica, criando categorias que guiem o consumidor de forma simples e intuitiva.

Para lojas virtuais mais pequenas, o ideal é garantir que todas as páginas sejam acessíveis em até três cliques a partir da página inicial.

Outra boa prática é utilizar o recurso de breadcrumbs para criar um “caminho” que indica a página onde o visitante se encontra e o caminho feito para chegar até ali.

6. Transmita segurança para o utilizador

Segurança para o utilizador

Passar uma sensação de insegurança é outro aspecto que pode impactar a usabilidade do seu site.

Nesse sentido, é muito importante transmitir segurança para o utilizador, ao mostrar que ele pode confiar no seu e-commerce. Isso inclui:

  • disponibilizar as informações de contato da empresa;
  • criar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas mais frequentes);
  • definir e disponibilizar uma política clara de trocas e devoluções;
  • ter um checkout transparente, que não redireciona o utilizador para outra página na hora de realizar o pagamento;
  • apresentar selos e certificados de segurança, como o SSL.

7. Tenha um checkout facilitado

Segundo o Baymard Institute, um checkout longo ou complexo demais é considerado motivo para abandono de carrinho para 18% dos consumidores.

Dessa forma, evite um checkout muito burocrático, pedindo apenas as informações mais importantes para o utilizador e dividindo o processo em poucas etapas. Além disso, utilize textos claros e intuitivos, para que o cliente possa finalizar sua compra com facilidade.

Uma boa prática é permitir que o utilizador faça o login pelas redes sociais, automatizando o preenchimento dos seus dados e agilizando o processo de registo.

Outro recurso interessante para facilitar o processo de checkout é a compra com um clique.

Com essa funcionalidade, o consumidor só precisa se registar uma única vez e autorizar que as suas informações sejam registadas no sistema, para conseguir fazer um pedido no seu site com apenas um clique de botão.

Como pode perceber, oferecer uma boa usabilidade no seu site é essencial para garantir uma experiência positiva para os seus clientes.

Seguindo estas boas práticas para e-commerce, certamente os utilizadores terão uma navegação muito mais agradável e, dessa forma, mais hipóteses de fazer uma compra no seu e-commerce.

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Design sem nome (34)

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