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5 Passos Para Configurar o Google Analytics

Veja como configurar o Google Analytics e começar a acompanhar cada detalhe de performance do seu site

Configurar o Google Analytics no seu site é obrigatório para acompanhar o desempenho e entender o seu público. Logo, é uma tarefa de grande importância no início do projeto.

Trata-se da ferramenta de análise mais famosa do mundo, que lhe dá acesso a uma base de conhecimento sólida sobre uma aplicação online. Com essas informações em mãos, as decisões de negócios e marketing são mais certeiras.

Seja a solução do Google ou outra semelhante, não se deve iniciar um projeto sem configurar nada nesse sentido. Então se ainda não possui, vamos mostrar-lhe como configurar e bons motivos para usar o Analytics.

O que é o Google Analytics?

Ótimo, eu quero conhecer o meu público e muito mais sobre o meu site.  Mas espera, o que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google de recolha e análise de informações e dados da web. Com ele, é possível perceber o seu público e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

Apesar de ser muito famoso, quem entra no mundo digital lançando um produto ou site de orçamento, pode não estar familiarizado com o nome.

Para quem já conhece e quer saltar essa parte, recomendamos que vá direto à parte onde damos os motivos para instalar o Google Analytics num site.

Lançado em 2005, o Analytics teve grandes atualizações ao longo dos anos, acompanhando a evolução da internet e seus comportamentos.

Atualmente, faz parte do Google Marketing Plataform, uma suíte de aplicações voltadas à publicidade, análise e decisões de marketing mais inteligentes.

Além do Google Analytics, a plataforma ainda conta com outras ótimas opções, como o Data Studio para criar relatórios visuais interativos; e o Google Optimize, uma ferramenta para testar variações de sites e aplicações.

Voltando ao Google, ele domina hoje a publicidade online e o mercado de pesquisas. Detém informações valiosas sobre comportamento e uso da internet para qualquer estratégia digital.

Com o Google Analytics, recebe insights do próprio Google e uma visão robusta sobre os utilizadores no seu site. E vamos concordar que ter dados sobre o público é essencial para o sucesso do marketing.

Ele pode ser conectado ao Google Ads, plataforma de anúncios do Google; e ao Search Console, painel de recursos voltado à otimização de uma propriedade digital.

São inúmeras as possibilidades quando se tem tantas informações a seu favor. Afinal, ser guiado por dados é muito melhor do que ficar no achismo.

Google Analytics: primeiros passos

Saber como andam os impactos dos teus esforços no site é sempre ótimo. Por isso, iniciar um projeto com uma conta do Google Analytics configurada é importante.

Medir o desempenho de promoções, validar modificações no site, mudança de temas, entender períodos de poucas vendas. Tudo isso com base em informações reais de uso.

Mas para que seja possível, ter dados assertivos a configuração da ferramenta deve ser feita com atenção. Um setup incorreto pode deitar tudo por água abaixo, uma vez que certos dados importantes não são retroativos.

O GA (Google Analytics) é enorme e muitas vezes complexo. Mas não se assuste, pois a intenção é ter uma fonte de consulta confiável. Logo, a sua complexidade pode ser bem absorvida com tempo de uso.

Por isso, vamos seguir um passo a passo para criares a sua primeira conta no Analytics da forma correta.

1. Criar uma conta Google

A primeira coisa a se fazer é criar uma conta do Google. Recomendamos sempre que não seja uma conta pessoal de e-mail por questão de organização.

Uma dica é criar uma conta única que possa gerenciar todos os produtos de marketing do Google, desta forma pode ter um controlo único no futuro.

Se já tem uma conta do Google, fique à vontade para usar a mesma. A necessidade é ter uma conta.

2. Código de acompanhamento gtag.js

Com a conta criada, entramos no processo de instalação do Google Analytics. Vamos precisar criar uma propriedade e obter o código de instalação no site.

Aceda à página do Google Analytics e faça login ou crie a tua conta Google a partir de lá.

Adicione um nome para a sua conta (isto será importante caso cries mais contas futuramente). Depois, preencha os campos destinados à propriedade: Nome do website e URL do website.

Escolha a Categoria do setor em que a sua empresa atua

O próximo passo é clicar no botão “Ver ID de acompanhamento”. Irá abrir um pop up com os termos de serviço. Assim que concordar com os termos e clicares no botão “Aceito”, receberá o código de acompanhamento gtag.js:

Chegou a hora de instalar o código no seu site!

3. Instalação do código no teu site

Existem algumas opções de instalação do código, mas vamos considerar apenas duas nesse momento:

– Instalação manual

A instalação manual exige um conhecimento mínimo de HTML ou algum profissional da área para o ajudar. Faça-o com atenção caso seja você mesmo a colocar a mão na massa.

Para essa opção vou assumir que você (ou o programador contratado) tem acesso ao código do site.

Dica: faça um backup dos arquivos envolvidos na instalação do código, assim pods voltar à versão antiga se algo der errado.

Localize a seção do seu site. Normalmente, está no começo do documento, logo após a tag.

Selecione o código que recebeu no final do Passo 2 e cole logo após o <head> em todas as páginas que deseja monitorizar. Geralmente, acompanha-se todas as páginas do site, mas podem surgir motivos para não acompanharem algumas ou haver códigos diferentes em certas páginas.

Guarde e pronto! O código está instalado.

– Instalação em sites WordPress

Esta segunda opção é para quem utiliza o WordPress para o seu site.

O WordPress facilita a nossa vida através dos seus plugins e para este passo não será diferente. Vamos utilizar o plugin Google Analytics. Ele é simples e cumpre o prometido: instalar o código do GA no site.

Aceda ao painel WordPress e vai a Plugins > Adicionar novo. Como o nome do plugin é bem comum, vão aparecer-lhe dezenas de opções.

Olhe para o ícone do plugin e também para o autor (WebKinder), isso vai ajudá-lo a encontrar o plugin certo:

Clique em “Instalar agora” e depois vá para as configurações.

Não vamos precisar do código inteiro como no Passo 2, apenas uma parte dele. SA parte necessária será algo como UA-123456 (exemplo).

Copie essa parte do código e cole-o no campo. Depois carregue em “Atualizar” e pronto. Código instalado com sucesso!

4 – Verificar se o código de acompanhamento está funcionando

Para verificar se a instalação deu certo, acede ao seu site, ao painel do Analytics e segue este percurso:

Tempo real > Visão geral ou Tempo real > Comportamento.

Se conseguir visualizar a sua visita, o código está funcionando bem!

Motivos para instalar o Google Analytics

Já sabemos o que é Google Analytics, como instalá-lo e que é possível recolher dados de visitantes. Mas, que tipo de dados e porquê esses dados?

Com o tempo, o GA torna-se uma base de informação extensa, o que é ótimo para nós. Por isso, tem aqui algumas ideias de dados que obtém no Google Analytics.

Saber quem visita o teu site

Conhecer o seu público é imprescindível, seja online ou físico. Dessa forma, consegue oferecer os seus serviços a quem procura por eles.

O Google Analytics fornece dados sobre género, idade, interesses, se são novos visitantes ou quantas vezes já visitaram o seu site. São dados valiosos e que muitas vezes geram surpresas para os donos das empresas.

Qual a origem das visitas no site

É possível extrair dados geográficos dos visitantes, tais como País, distrito ou cidade. Para um supermercado que tenha loja física e também ecommerce, por exemplo, pode-se traçar o seguinte paralelo:

Lojas que mais vendem X Regiões que mais compram no site.

Essa análise pode gerar insights preciosos quanto aos esforços necessários para abertura de novas lojas físicas.

O que fazem quando estão no site

É possível também saber quais páginas são mais visitadas, que tipo de conteúdo faz mais sentido ter no site.

Imagine que uma empresa de aluguer de pranchas produz conteúdos variados: alguns com vídeos de produção profissional, outros com vídeos curtos feitos em telemóvel, outros com texto e imagens, etc.

Através dos relatórios, será possível entender que tipo de conteúdo tem melhor consumo pelo público e assim direcionar os esforços.

Será que faz sentido investir em produção profissional de vídeos quando aqueles feitos no telemóvel têm mais engagement? ????

Quais os tipos de interações

Mudou o menu do site e agora quer saber quantos cliques o link da página de produtos recebeu. No GA é possível! Ou ainda quantos cliques um banner de promoção teve no período de Black Friday. Dá jeito, não?

As interações também podem ser conversões, ou seja, as vendas que o site fez ou contatos realizados no formulário de orçamento.

Saber quais os dispositivos que os utilizadores usam

A internet está a um toque de distância através dos telemóveis. Ainda assim, os computadores são muito utilizados.

Dependendo do seu ramo de negócio, pode ser interessante saber os dispositivos de acesso ao site. Dá para saber até qual  é a marca (Apple, Samsung, Macbook etc.). E lembra-se: ter um site bem configurado para o modo mobile pode ter muitas vantagens para o SEO do projeto.

Quais os horários com maior frequência de visitas

Será que o seu site tem visitantes durante a madrugada? Qual é o horário de maior incidência de visitas na página de produtos?

Dados de horários e dias são bem úteis, pois podem orientar quando fazer manutenções, lançar promoções ou quais os melhores horários de vendas.

Analise bem os dados 

Com o setup feito, basta iniciar as suas análises. Tenha sempre em mente que os dados são guias importantes para qualquer e-commerce São uma base científica para o ajudar a tomar decisões, portanto, use-os sempre que puder.

Pode começar com algumas métricas do Google Analytics para iniciantes, estudar o seu nicho e traçar as metas de evolução do seu site!

O Google também oferece cursos online e gratuitos na Analytics Academy, tanto para iniciantes como para utilizadores mais avançados. 

Por último, tem o guia de instalação oficial para configurar o acompanhamento do GA, com conteúdo menos didático, mas ainda assim ajuda muito.

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Não perca esta oportunidade! Aproveite e marque uma reunião GRÁTIS connosco. Vamos ajudá-lo a perceber os problemas do seu negócio e o que pode fazer para obter mais vendas!

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Design sem nome (34)

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