Como começar um E-commece do zero?

Começar um e-commerce do zero não é uma tarefa fácil, pois implica estruturar diversos processos e etapas das quais destacamos algumas etapas fundamentais, como a definição de objetivos, a escolha da melhor plataforma e a estruturação da oferta.

Saber como começar um e-commerce do zero é um dos principais desafios para quem quer vender pela internet. Consulte o nosso serviço de consultoria para E-commerce e perceba como a nossa equipa de especialista pode ajudá-lo a vender na internet.

Existe uma enorme janela de oportunidade sendo que só em 2021, só em Portugal, 5,34 milhões de pessoas compraram, pelo menos, um produto pela internet sendo que o volume de transacionado nesse mercado, em Portugal foi de 4,98 mil milhões de euros (segundo um estudo da Kepios).

Com números tão expressivos, é normal que empreendedores e marcas queiram entrar neste canal o mais rápido possível, a fim de garantir a sua fatia. Para isso, no entanto, é necessário estudo, planejamento, estratégia e conhecimento sobre como um e-commerce funciona.

Quer saber como criar um e-commerce do zero? Então leia este guia completo, com um passo a passo, até ao fim para poder montar a sua loja online e garantir que esta gera vendas!

Como começar um ecommerce do zero?

Montar um ecommerce do zero significa construir um negócio, construir uma loja online não é simples e geri-la é um desafio constante por isso não entre neste tipo de projeto se não quer ter trabalho.

Durante este processo, é preciso ter em consideração etapas importantes, como a definição de objetivos claros, a escolha de uma boa plataforma de e-commerce e a comunicação por meio de ações de marketing. 

Para a concepção deste guia consideramos que já tinha escolhido o seu produto.

1. Desenhe objetivos

O primeiro passo, quando falamos sobre como começar um e-commerce do zero, é traçar objetivos para o seu negócio. É importante que eles sejam mensuráveis e realistas, ou correrá o risco de não conseguir medir a sua a sua evolução ou de se sentir frustrado e desistir do processo.

Primeiramente, pense nos objetivos macro. Analise a comunicação dos seus concorrentes, através de que canais estes vendem e quanto vendem. A partir disso, defina o que quer para a sua empresa e onde quer chegar.

Para isso, estabeleça índices de crescimento, planeie lançamentos de novos produtos e saiba quanto poderá pagar para angariar novos clientes no curto, médio e longo prazo.

Após saber onde quer chegar, trace os micro-objetivos. Estes representam os pequenos passos que o vão ajudar a conquistar o que estabeleceu anteriormente. Além de importantes para começar um e-commerce do zero, estes são importantíssimos para alavancar a sua motivação a cada pequena conquista.

2. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável

Para facilitar a vida de quem pensa em criar uma loja online, existem muitas plataformas de e-commerce no mercado.

Ao fazer a sua escolha, é importante ficar atento aos diferentes planos oferecidos e a quais funcionalidades são ofertadas em cada um deles. Algumas, por exemplo, apresentam integração com meios de pagamento e de envio.

Além disso, é importante entender que há dois tipos de plataformas no mercado, as open source e as SaaS.

3. Defina o seu nicho de mercado

Para definir o seu público-alvo, desenhe a(s) persona(s), ou seja, o perfil do seu consumidor ideal. Descubra quem é ele: a sua faixa etária, profissão, hobbies, rotinas e os valores que defende.

É isso que vai direcionar a sua estratégia de comunicação, como o tipo de linguagem com o qual vai comunicar e os canais nos quais vai comunicar.

4. Estabeleça as opções de pagamento

Uma etapa importante do passo a passo de como começar um e-commerce do zero é esta de definir as opções de pagamento da sua loja online, ou seja, como o cliente poderá pagar pelo produto ou serviço ao comprar na sua loja online. 

Deve ter em conta alguns critérios ao selecionar as formas de pagamento do seu e-commerce.É recomendável que a sua loja online tenha o maior número possível de opções, com o objetivo de algum deles ser mais cômodo para os potenciais clientes que visitam a sua loja.

Entre todas as opções deve considerar:

  • Cartão de crédito;
  • Multibanco;
  • Débito online;
  • Transferência bancária;
  • MB Way;

5. Estipule os canais de atendimento

Antes mesmo de abrir um e-commerce, pense nos canais de atendimento ao cliente do seu negócio.

Entenda onde a sua persona vai procurar a sua loja, planeie onde quer estar e quais as formas de atendimento que pretende disponibilizar. Pode utilizar: 

  • WhatsApp 
  • Facebook 
  • Instagram 
  • E-mail
  • Telefone           .
  • Chat Bot

Independentemente do canal que usa, certifique-se de que oferece um atendimento personalizado capaz de encantar o público. Para isso, basta ser cordial e atencioso e trabalhar com o intuito de solucionar os problemas do consumidor/cliente o mais rápido possível.

6. Determine as opções de envio

Existem, de forma resumida, duas maneiras de realizar a entrega: Correios ou transportadora.

Qualquer uma das opções escolhidas apresentam vantagens e desvantagens para os clientes. Os Correios têm entregas para todo país, ao passo que as transportadoras tendem a enviar as encomendas em prazos menores.

O ideal será ter disponibilizar várias opções de envio, simultâneas.  Quando integradas com a sua loja online, os preços e prazos das diferentes opções de envio já são mostrados na aba do checkout ao cliente.

7. Organize o seu e-commerce

Definido o plano inicial para começar o seu e-commerce do zero, está na hora de colocar a mão na massa e de criar a sua loja online. Aqui, vai inserir os seus produtos, tendo em especial atenção à qualidade das imagens e descrições de cada um deles, para que os seus clientes sintam que conhecem os seus produtos, mesmo sem os ver fisicamente.

8. Construa a estratégia de comunicação da sua loja online

Todo o processo para chegarmos até aqui é fundamental na hora de abrir um e-commerce do zero. Todavia, o trabalho não acaba quando coloca loja online “no ar”: é necessário angariar clientes.

Para isso, deverá pensar em duas estratégias para aumentar as visitas do seu site: orgânicas e pagas. 

Vamos entender o que cada uma destas significa:

Estratégias orgânicas

Estratégias orgânicas são aquelas que não exigem um investimento no próprio canal, apenas no trabalho que você terá para desenvolvê-las.

Alguns exemplos são:

  • Posts nas redes sociais;
  • Artigos no blog do seu e-commerce;
  • O trabalho de otimização do e-commerce para motores de busca, conhecido como SEO.

Já as estratégias pagas dizem respeito a email marketing e publicidade em diversas plataformas, como Google Ads, Instagram e Facebook Ads.

Nestas ferramentas, além do trabalho, é necessário investir — normalmente, por clique ou por impressão — para que os seus criativos (texto, imagem ou vídeo) sejam exibidos ao público que navega pelas essas plataformas, sendo que estas plataformas permitem segmentar todas as ações que faz dentro das mesmas, de forma a chegar ao seu público-alvo.

Em geral, é uma boa ideia combinar estratégias orgânicas e pagas ao trabalhar o marketing digital.

9. Analise os resultados

Após publicar o seu e-commerce do zero, preciso estar atento a todos os dados que este produzir para que, com base nestes dados, possa melhorar a sua loja online e alavancar o crescimento da sua empresa.

Com o Google Analytics, por exemplo, é possível reunir informações importantes sobre o número de visitantes, páginas visitadas, tempo médio de permanência nas páginas, cliques, conversões, caminhos de conversão, dispositivos usados para visitar o site, localização dos utilizadores, entre muitas outras informações úteis.

10. Construa uma base de crescimento

Sabemos que começar um e-commerce do zero pode ser desafiador quando não se tem experiência e/ou o conhecimento suficiente. Tendo em conta esse facto, na Aero Agência temos sessões de consultoria estratégicas para o ajudar e aconselhar a tratar de todas as etapas e processos que abrir uma loja online implica.

Pronto para criar o seu e-commerce do zero?

Esperamos que este conteúdo sobre como começar um e-commerce do zero o ajudado a entender as principais etapas para levar esta ação a bom porto. Com calma e muito trabalho, é possível começar seu negócio e ter vendas reais.

Se quer começar a vender pela internet precisa de chegar ao seu público-alvo em diferentes canais e para isso precisará de parceiros que pensem em toda a estratégia de comunicação digital, como a Aero Agency! Não hesite, comece hoje! 

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