Como definir as métricas importantes no Google Ads?

Quer melhorar seus resultados na Internet ou no seu serviço de e-commerce? Um dos primeiros passos é usar as métricas e os indicadores do Google Ads da maneira correta! São elas que o vão ajudar a conquistar, manter e expandir os seus negócios através dos links patrocinados.

O grande número de métricas disponíveis pode assustar quem está a começar a trabalhar com o Marketing Digital, mas não é assim tão difícil quanto parece. Antes de entrar nos detalhes de cada métrica, vale a pena relembrar: todas elas servem para ajudar no controlo dos resultados das suas campanhas e, claro, a orientar os ajustes necessários.

Ou seja: não basta entender o que está a acontecer, é necessário agir e tomar medidas para otimizar a performance da sua campanha. Então, separei algumas informações pertinentes para que possa entender melhor como funcionam as principais métricas e indicadores do Google Ads! Vamos lá?

Métricas importantes no Google Ads

1. Taxa de Impressão 

Esta é uma das primeiras métricas do Google Ads. A taxa de impressão indica quantas vezes o anúncio foi mostrado.

Para calcular essa taxa, o Google faz a proporção entre o volume de pesquisa das palavras-chave indicadas pelo anunciante e o volume de exibição dos anúncios.

Atenção: se a taxa de impressão é baixa, algo está errado na sua campanha. Provavelmente será preciso realizar ajustes nas suas palavras-chave para melhorar o resultado.

2. CTR, CPC e CPA

A exibição do anúncio é importante, mas, no caso da Internet, o anunciante quer ir ainda mais além, correto? É por isso que também precisamos de monitorizar e avaliar o que acontece depois da visualização.

Se houve o clique, podemos calcular o CTR (dos que visualizaram, quantos clicaram?) e o CPC (o valor cobrado por cada clique).

Ainda há o CPA, que é o custo por aquisição. O que muda é a forma de cobrança do Google, que será determinada pelo volume efetivo de cliques ou conversões.

A opção é do cliente, mas deve atender dois pré-requisitos: ter um histórico de conversões no prazo de 30 dias (é a partir daí que o Google irá calcular o valor da licitação) e ativar a função “acompanhamento de conversões”.

Dica: Este é um processo mais automatizado, mas nem sempre vai representar redução de custo, então faça um teste para comprovar se é a melhor opção no seu caso. 

3. Taxa de Conversão

Esta métrica vai nos dar uma informação muito valiosa: o que aconteceu depois do clique no link patrocinado.

Só serão contabilizadas, na taxa de conversão, as ações das pessoas que fizeram o que o anunciante esperava delas. O objetivo era levar o consumidor a responder a uma pergunta? Dar o seu e-mail? Efetuar uma compra? Não importa. O que interessa aqui é se a empresa alcançou o seu objetivo.

Como podemos ver, é uma das métricas mais importantes do Google Ads, porque mostra o resultado da campanha.

4. ROI (Retorno sobre o Investimento)

Como no caso dos cliques, também conseguimos calcular o custo dessa conversão, ou seja, o retorno obtido com o investimento.

Esta é uma métrica fundamental para empresas que usam links patrocinados, uma vez que mostra se o resultado foi proporcional ao investimento.

5. Índice de Qualidade

O Google aumenta ou baixa este índice de acordo com a relevância do seu material.

É uma métrica que deve ser avaliada com atenção, porque determina a posição do link patrocinado e também o custo dele.

Atenção: um alto índice de qualidade garante mais tráfego, menor custo e, o que é fundamental, mais conversão!

6. Taxa de Rejeição

Esta taxa ajuda a empresa a medir a atratividade do seu site. Se a pessoa entrou, mas não navegou pelo site, a taxa de rejeição será alta. Nesse caso, é preciso avaliar o que está a acontecer e realizar os ajustes necessários.

Quando se fala em métricas, lembre-se: todas são importantes. Porém, para avaliar adequadamente o seu resultado, é preciso ter objetivos bem definidos.

A boa notícia é que hoje, com o Marketing Digital, temos condições para analisar, passo a passo, tudo o que fazemos no que toca à nossa comunicação. No final, é para isso que servirão as métricas e indicadores do Google Ads.

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