Como lançar um produto digital: 6 estratégias que não podem faltar

O mundo está cada vez mais estabelecido no digital, por isso precisamos de adotar estratégias marketing digital quando falamos num lançamento de um produto digital.

Um exemplo disso, é o facto de haver constantemente novas pessoas a aderirem às compras online. Para perceber um pouco mais sobre como criar um produto digital, ou infoproduto, e potencializá-lo no que toca às vendas, leia este artigo . Nele, falaremos de 6 passos essenciais no que toca a desenvolver um infoproduto: 

  • Escolher o tema de trabalho
  • Pesquisar o mercado e o nicho de atuação
  • Desenhar a(s) persona(s)
  • Definir o melhor formato para o produto digital
  • Criar o material
  • Investir em um bom marketing
  • Disponibilizar o conteúdo

O que é um produto digital?

Primeiro, há que entender o que é um produto digital. Produto digital é um produto que é produzido de forma digital e que utiliza canais online, na maior parte, para a potencializar a sua venda. 

Normalmente, os produtos digitais são categorizados como bens de informação. Estes podem ser e-books, webinars, cursos e mentorias, entre outros. Um infoproduto pode ser sobre qualquer coisa, desde astrologia à psicologia, da agricultura ao exercício físico.

A lógica dos produtos digitais é a seguinte: o infoprodutor disponibiliza o seu infoproduto online, normalmente numa plataforma ou website. Depois, os interessados pagam para ter acesso ao mesmo, seja por tempo limitado ou ilimitado.

Mas quais são as vantagens deste método de venda? 

Vender um produto digital tem imensos lados positivos! O retorno rápido (e o investimento relativamente pequeno) não é a única vantagem deste modelo de negócio. Conheça a seguir alguns benefícios de criar e comercializar produtos digitais:

•Flexibilidade de horário de trabalho;

• Possibilidade de trabalhar remotamente;

• Necessidade reduzida de ter uma equipa;

• Economia de recursos logísticos; 

• Alta escalabilidade (o produto digital pode ser comercializado em qualquer lugar do mundo);

• Facilidade de atualização do produto e de modernização dos processos (uma vez que são inteiramente digitais).

Perceber como criar um produto digital do zero e a maneira de o divulgar a potenciais clientes, é uma excelente estratégia para potencializar as suas vendas. Isto porque uma das principais vantagens dos infoprodutos é sua escalabilidade, ou seja, a facilidade de vender em larga escala sem precisar fazer grandes investimentos. Mas esta escalabilidade só é possível tendo noções das estratégias de marketing digital para conseguir fazer um lançamento de um produto digital com sucesso.

Como criar um produto digital do zero?

Para aprender a criar um produto digital do zero, é preciso compreender a necessidade de uma boa pesquisa da área de atuação. Como todo o empreendimento, um produto digital precisa ter um bom plano estratégico com o seu nicho de atuação, público-alvo, estratégias de apresentação, argumentos de venda e cronograma de marketing. 

1. Escolher o tema: lista de afinidades

O primeiro passo para descobrir como criar um produto digital é encontrar o tema ou área do mesmo. Para isso, é preciso fazer uma reflexão sobre as oportunidades disponíveis e as suas habilidades/know-how, ou seja, encontrar a sua área de afinidade.

Costuma-se dizer que um bom empreendedor não opera apenas com a mente, mas também com o coração. Por isso, não se guie por tendências. É preciso investir num produto que acredita, e sobretudo, que consiga defender de forma emocional, humanizada e no qual seja uma especialista.

Lembre-se de que, para ser competitivo, o seu produto precisa se diferenciar da concorrência, senão irá ser apenas mais um no mercado. Posto isto, encontre um tema que permita abordagens dinâmicas, conversas fluidas e um formato de ensino leve e eficaz. 

2. Estudo de mercado e o nicho de atuação

Com a ideia definida, já fica mais fácil passar para o segundo passo: entender o mercado e o nicho de atuação. Se falamos, por exemplo, de um curso de marketing digital, o produtor deve pesquisar sobre o segmento e ver se: 

  • Há espaço e procura pelo o produto?
  • Existe muita concorrência?
  • Como é que os concorrentes trabalham?
  • Como é que o mercado reage às diferentes formas de trabalhar? 
  • Existe algum tipo de abordagem que seja pouco explorada?

Está tudo na internet, só precisa de pesquisar e tirar as suas conclusões. Pode também guiar-se pelas tendências, apoiadas por relatórios e pesquisas para compreender como se relacionam às estratégias de venda e os comportamentos de compra. 

Além disso, um bom estudo de mercado permite identificar segmentos saturados, com grande oferta de produtos, e outros em que ainda há oportunidades de investimento. 

3. Definir as personas

As personas são representações fiéis dos clientes-modelo de um negócio. 

Por isso, para criar uma persona, são necessários detalhes sobre os hábitos dos potenciais compradores do infoproduto

Para o ajudar nesta tarefa, visite fóruns online, grupos e comunidades de consumidores do seu produto, encontre canais de comunicação de negócios semelhantes e tente perceber como é que este público se comporta. 

Deve, também, aplicar pesquisas de satisfação e recolher testemunhos de grupos amostrais.

Com isso, você conseguirá saber:

  • O que ele espera?
  • Como é que ele procura o que precisa?
  • Que canais utiliza?
  • De que forma prefere pagar pelos seus produtos?
  • O que ele considera uma boa experiência de compra?
  • Entre outros!

4. Definir o melhor formato para o produto digital

Agora sim, terá condições de partir para o quarto passo, que passa por definir o melhor formato para o produto digital. Deve tomar esta decisão após saber as preferências do público-alvo. 

5. Criar o material

Chegou a hora de deitar mãos à obra! — Depois de efetuar os passos anteriores, está pronto para criar o produto. 

Existem dois caminhos para desenvolver o produto digital:

1-Produto digital autoral

Neste caso, o infoproduto oferecido é desenvolvido internamente. 

2-Produto digital licenciado

A segunda opção é investir em licenciamento de produtos digitais. Neste caso, o material é criado por uma empresa ou empreendedor, e pode comprar uma licença para comercializá-lo.

Esta prática é bastante comum no mercado de e-books, quando as licenças vendidas permitem que o comprador traduza e comercialize o material conforme sua necessidade.

Além disso, vale investir em algumas ferramentas de criação de produtos digitais para profissionalizar ainda mais o produto final.

Pronto! Depois do passo 5, já tem um produto digital! Contudo, um bom infoproduto só tem seu ciclo de criação finalizado quando o seu plano de marketing está pronto! 

Por mais inúmeras vantagens que tenha, perceber como criar um produto digital significa também ter consciência de que também estará a entrar num mercado super competitivo. 

Por isso, não poupe no marketing! Faça vídeos, mostre como usar o produto e as suas vantagem, as suas exclusividades. Não esqueça de trabalhar MUITO as redes sociais! Há umas pesquisa da Webshoppers, que mostra-nos um dado bastante interessante sobre o tema: 

53% dos consumidores digitais decidem fazer uma compra motivados pelo conteúdo que acessam no Facebook. De seguida, está o Instagram, influenciando 32% dos consumidores. 

Portanto, quando falamos em infoprodutos, geralmente esperamos um esforço massivo em marketing digital, já que a internet é o local ao qual os consumidores recorrem para resolver as suas necessidades.

Um bom plano de marketing digital tem que conter:

  • Estratégias de longo prazo;
  • Planos de curto prazo;
  • Orientações para gestão de redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, etc);
  • Guia para a criação de marketplaces;
  • Política de relacionamento com o cliente;
  • Caminhos e canais usados no marketing omnichannel;
  • Orientações sobre a linguagem da marca;
  • Orçamento disponível;
  • Cronograma de postagens.

Agora que o seu produto digital já está pronto e o marketing já está em ação, pode lançá-lo!

O lançamento também é muito importante.

É preciso investir em boas ferramentas e plataformas de hospedagem para garantir uma boa experiência do utilizador, pois ninguém se interessa por uma página lenta nos dias de hoje

Depois, é só escolher como é que irá entregar o produto ao cliente. Se por e-mail. download, através de uma plataforma, entre outros.

Agora, é só meter as mãos na massa e criar o seu 1º produto digital! Mas nunca se esqueça de estudar e aprender as estratégias marketing digital para conseguir fazer um lançamento de um produto digital com sucesso.

Saiba como podemos ajudar o seu negócio com a nossa consultoria de lançamento de infoprodutos.

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Design sem nome (34)

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