Como usar mensagens personalizadas para dar boost ao E-Commerce

E-commerce

Com mais de 6 mil milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo, pode chegar à maioria dos seus clientes através de mensagens de texto personalizadas.

E a melhor parte é que a maioria das pessoas nunca está longe dos seus telemóveis. As pessoas passam, em média, 4 horas nos seus smartphones e ativam-nos cerca de 160 vezes por dia, o que torna o envio de mensagens de texto personalizadas um dos canais de marketing mais eficazes para E-Commerce, atualmente. Consulte o nosso serviço de E-commerce e perceba como podemos ajudá-lo a chegar aos seus clientes, através de mensagens de texto personalizadas.

As ofertas, recomendações e conteúdo de uma mensagem personalizada são adaptados às necessidades do utilizador. Isto, por sua vez, melhora as vendas globais do E-Commerce e, consequentemente, fideliza utilizadores pelas seguintes razões:

  • Dá ao cliente informações relevantes
  • Proporciona uma experiência positiva ao cliente
  • Captura a atenção do cliente
  • Evita a sobrecarga de escolha ao recomendar produtos ou serviços em que possam estar interessados

Mensagens de texto personalizadas vs. bots

Utilizar bots e IA

Os clientes gostam de interagir com as marcas, mas fornecer esta interação 1-a-1 requer muitos recursos. Para resolver isto, as marcas têm vindo a utilizar bots e IA para interagir com os seus clientes.

Os bots podem conversar com um cliente em tempo real até haver necessidade de falar com um representante ou um vendedor.

Um bot alimentado por IA envia respostas aos clientes com base nas suas respostas às mensagens. Isto dá ao cliente a impressão de que ele está a interagir com o seu negócio.

Embora estes bots permitam algum nível de personalização, eles vêm com algumas limitações. Alguns bots pedem demasiada informação; a sua linguagem não consegue igualar-se à linguagem humana; pode ser difícil para os bots compreenderem a língua natural de escrita dos clientes; os bots não conseguem mostrar empatia para com as frustrações de um cliente, o que pode resultar numa experiência negativa; os bots têm a mesma resposta para múltiplas perguntas.

A utilização da automação e personalização de textos pode resolver essas limitações: ao adicionar personalização às suas campanhas SMS pode adicionar o toque humano que falta aos bots enquanto usam um modo de comunicação que a maioria das pessoas se sente confortável em usar. Compreenda a diferença a seguir 👇🏽

O que é uma mensagem de texto personalizada?

Uma mensagem de texto personalizada refere-se a um SMS enviado que contém detalhes que são relevantes para o utilizador.

Ao contrário das tradicionais mensagens de tamanho único, as mensagens personalizadas são criadas utilizando os dados do utilizador, como por exemplo:

  • Comportamento de compra
  • Nome
  • Fuso horário
  • Informação demográfica, tais como idade e género
  • Data de nascimento
  • Localização
  • Outros detalhes altamente específicos

Dá a impressão de que a mensagem lhes foi enviada individualmente e que não faz parte de uma campanha personalizada de envio de mensagens de texto em massa. Esta personalização é importante no sentido de criar proximidade e fazer com que os utilizadores sintam que as mensagens são enviadas de forma exclusiva. 

As mensagens de texto personalizadas permitem, aos negócios E-Commerce, criar mensagens promocionais e transacionais que são mais relevantes para os clientes.

Podem facilitar o processo de tomada de decisão enviando recomendações de produtos relevantes, mensagens com descontos exclusivos de produtos e códigos de referência. Desta forma, nutrimos o funil e encaminhamos os utilizadores para a conversão e fidelização. 

Na Aero Agency, consideramos uma prática indispensável para o sucesso da sua loja online e, por isso, incluímos este canal no desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing. 

Como enviar mensagens de texto personalizadas

Aqui estão os passos necessários para começar a impactar os utilizadores com base nas suas preferências individuais, utilizando mensagens de texto personalizadas.

Passo 1: Recolher opt-ins para SMS

Antes de poder começar a enviar mensagens de texto personalizadas, o seu cliente precisa dar-lhe consentimento para receber SMS marketing da sua marca (opt-in). 

Existem algumas formas de incentivar os clientes a optarem pelo opt-in:

  • Informe-os do valor que vão receber – cupões, dicas de peritos, acordos, lembretes, etc.
  • Informe-os sobre a frequência com que receberão mensagens.
  • Informe os clientes se as mensagens serão gratuitas. Caso exista alguma taxa associada ao recebimento e envio de mensagens personalizadas, certifique-se de que essa informação é transmitida com clareza.
  • Coloque a política de privacidade. É importante que os clientes saibam que os seus dados estarão seguros na sua base de dados.

Pode utilizar pop-ups, landing pages, e formulários para obter opt-ins.

A utilização de formulários é especialmente importante para os clientes poderem enviar feedback sobre a sua marca. Esta prática gera um sentimento de pertença, faz com que os utilizadores se sintam parte do projeto e sintam que a sua opinião é importante. 

Passo 2: Importar contactos telefónicos

Importar contactos telefónicos (incluindo o código de país) do seu CRM para a sua ferramenta de SMS Marketing.

Também pode importar outros detalhes, como: nome, idade, e localização. Detalhes como a data de nascimento podem ajudá-lo a enviar mensagens personalizadas de aniversário.  

Certifique-se de que cada subscritor que lhe forneceu um número de telefone também lhe deu a permissão para enviar mensagens (nunca é demais reforçar).

Passo 3: Segmentar os subscritores de SMS

Como mencionámos anteriormente, a segmentação é importante na criação de mensagens de texto personalizadas, ou seja, depois de recebermos os dados dos utilizadores, é importante dividi-los em grupos de semelhança para que as pessoas

Os segmentos podem ser baseados na localização, grupo etário, padrões de compra, ou comportamento em grupo.

Passo 4: Criar e enviar mensagens de texto

Faça com que os clientes se sintam valorizados e escreva como se estivesse a falar diretamente com eles.

Dê-lhes uma oferta que pareça um negócio especial criado apenas para eles, baseando-o em parâmetros como localização ou compras anteriores.

Passo 5: Medir resultados

Embora as mensagens de texto personalizadas tenham um baixo custo de investimento, é necessário saber se os seus esforços estão a compensar. 

Depois de gerir a campanha durante algum tempo, verifique se está a trazer resultados positivos.

Aqui estão alguns exemplos de mensagens de texto personalizadas para se inspirar:

Olá [NOME], espero que esteja a desfrutar do seu teste gratuito de [SERVIÇO]. Gostaria de atualizar?

Olá [NOME], já passou algum tempo desde que encomendou o seu [NOME DO PRODUTO]. Conheça as novidades acabadinhas de chegar, aqui: [INSERIR LINK].

Olá [NOME] estamos ansiosos por lançar [NOME DO NOVO PRODUTO] e queremos partilhá-lo consigo! Clique aqui [INSERIR LINK] para se inscrever na lista VIP de pessoas que terão acesso a comprar o produto antes mesmo de ser lançado para o mercado.

[NOME], óptimas notícias! Acabámos de enviar o seu [NOME DO PRODUTO]. Chegará dentro de 2-3 dias úteis.  

Olá [NOME], espero que esteja a gostar da sua recente compra de [PRODUTO]. Gostava de nos dar a sua opinião? Utilize este link [INSERIR LINK].

Olá [NOME] reparámos que não completou a sua compra de [NOME DO PRODUTO]. Pode completá-lo utilizando este link [INSERIR LINK].

Feliz aniversário para si, [NOME]! Para celebrar o seu dia especial, obtenha um X% de desconto na sua próxima encomenda.

Passo 6: Faça ou encontre quem faça.

Se não se sente capaz ou disponível para colocar em prática este canal de comunicação, encontre uma equipa que o possa ajudar. Na Aero Agency não facilitamos em relação a este tema, usamos SMS Marketing com todos os nossos clientes e incluímos este canal no desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing. 

Conclusão

As marcas que não enviam mensagens de texto personalizadas perdem a oportunidade de construir uma relação com o seu público, criar valor de marca, aumentar as conversões, e construir fidelização.

A criação de mensagens de texto personalizadas exige pensamento estratégico e detalhado. Existem inúmeros caminhos, inúmeras possibilidades. Tudo é possível através de uma boa ferramenta e de uma equipa comprometida.

Na Aero Agency disponibilizamos este serviço e estamos prontos para o ajudar.  

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Design sem nome (34)

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