Marketing Digital Para Ecommerce Em 2022: Conselhos e Estratégias

Com as receitas globais de E-Commerce a chegar aos quase 27 trilhões de euros, empresas pelo mundo inteiro estão a fazer das plataformas digitais um canal chave das suas estratégias de vendas.

Se quiser destacar-se numa vertente tão competitiva, precisará de um plano de marketing que impacte verdadeiramente o seu público-alvo. 

Para ajudar as novas marcas com lojas online a atingir todo o seu potencial, elaboramos este guia para iniciantes com as estratégias mais poderosas de marketing digital para e-commerce.

O que é o marketing para e-commerce?

O marketing para e-commerce  é o processo de motivar os consumidores a comprar produtos ou serviços disponíveis para venda. Isto inclui toda a jornada do cliente, desde a simples consciencialização da marca até à conquista da sua confiança, à realização da venda e futura fidelização.

É claro que não existe uma única estratégia, parte do sucesso está em conhecer a sua audiência e adaptar as estratégias para corresponder às preferências e tendências da mesma. É crucial entrar com a mente aberta e estar pronto para ajustar o plano à medida que obtém novas informações.

Elementos usados numa estratégia e-commerce

Os gestores e-commerce utilizam uma série de canais diferentes para chegar a novos utilizadores, enquanto se mantêm envolvidos com os contactos existentes através de canais como:

Email marketing

O e-mail marketing é a prática do envio de e-mails com o propósito de se ligar aos leads. Embora o e-mail possa não ser a plataforma de marketing mais “sedutora”, continua a ser uma das mais eficazes para o e-commerce.

Dada a complexidade de uma campanha típica de e-mail marketing, será necessária uma plataforma robusta de automatização de e-mail que facilite a criação de conteúdos cativantes, criando mensagens automatizadas com base numa vasta gama de estímulos, e análise minuciosa dos resultados de campanhas passadas.

Na Aero Agency comunicamos de diferentes formas, dependendo do contexto específico. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de e-mail marketing:

E-mails em massa: são campanhas em massa que saem para uma lista completa de contactos ao mesmo tempo. Por exemplo, poderá querer informar os subscritores sobre o início de uma campanha promocional.

E-mails transacionais:
Os consumidores esperam receber várias comunicações em diferentes pontos da jornada do cliente. Os e-mails transacionais incluem mensagens como: lembretes de abandono de carrinho, confirmações de encomendas, redefinição de palavra-passe e atualizações de envio (estes são os e-mails que compõem os famosos flows de e-mail marketing).

E-mails segmentados:

Embora os e-mails segmentados ainda se baseiam em critérios específicos, não estão diretamente ligados a uma determinada ação do utilizador. Por exemplo, um desconto num determinado tipo de produto pode ser bem adaptado a clientes que tenham adquirido itens semelhantes no passado.

Este é um belo exemplo de um e-mail de vendas.

SMS Marketing: 

O SMS marketing é uma excelente forma de chegar mais perto dos seus clientes e potenciais clientes. Em e-commerce utilizamos, normalmente, o SMS Marketing  para:

  • Promoções de vendas e ofertas especiais
  • Revenda e cross-selling
  • Recuperação do carrinho abandonado
  • Apoio ao cliente

Este canal ajuda as lojas online a aumentar o envolvimento com os seus clientes e aumentar a notoriedade da marca.

Publicidade Online:

As campanhas de Publicidade Online envolvem pagar a uma plataforma como o Google, o Youtube, o Facebook, o Instagram, o Tik Tok (entre outras) para levar tráfego (potenciais novos clientes) para a sua loja online.  Pela sua importância e pela capacidade que tem de acelerar os resultados nas lojas online este é um dos principais serviços da Aero Agency .

Ao executar uma campanha de Publicidade Online, poderá pagar para encontrar diferentes tipos de tráfego (potenciais novos clientes). Por exemplo, poderá segmentar as suas campanhas com base na localização do utilizador, nos gostos, no trabalho ou até no dispositivo que este utiliza. Também pode executar campanhas de Publicidade Online para redirecionar utilizadores com base em ações específicas, tais como visitar a sua loja online/site ou abandonar um carrinho de compras.

Ao contrário do tráfego de pesquisa orgânica, as campanhas de marketing também podem começar e parar a qualquer momento. Isso torna-as uma ótima solução para lançamentos de sites, anúncios de produtos, promoções de férias, e outros conteúdos sensíveis ao tempo.

Optimização para motores de busca: Search Engine Optimization (SEO) é o processo de tornar um website, blog, ou loja online mais visível (melhor rankeado) nos resultados do Google e de outros motores de busca. Quase 30% de todo o tráfego da internet provém de pesquisas online, e a capacidade de atrair tráfego de forma orgânica potencializa bastante um e-commerce. 

Ao contrário das campanhas de publicidade online, isto não envolve qualquer tráfego pago. Por sua vez, o objetivo do SEO é fazer do seu site um dos principais resultados quando alguém introduz uma pesquisa que é relevante para a sua marca ou produtos. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem tudo a ver com a produção de elementos como posts em blogs, guias, imagens e vídeos que interessam à sua audiência.

O SEO depende do marketing de conteúdo. Quando ambos os fluxos de trabalho estiverem a decorrer sem problemas, será capaz de colocar os utilizadores à porta através de resultados de pesquisa orgânicos e motivá-los a continuar a voltar pela qualidade do seu conteúdo.

Assim sendo, é necessário ter um calendário de conteúdos para não perder os tópicos mais importantes para os seus leitores.

Marketing de afiliados:

O marketing de afiliados num e-commerce envolve a utilização de outras empresas ou indivíduos a fim de promover os seus produtos ou serviços nas suas plataformas ou pontos de contacto. Quando um visitante referido por um afiliado faz uma compra, estes afiliados recebem uma comissão.

Os afiliados utilizam frequentemente marketing de conteúdo, publicidade online e  e-mail marketing para conduzir o tráfego para as páginas de destino do seu produto. O marketing de afiliados pode ser uma excelente forma de expandir a sua estratégia de marketing no seu e-commerce.

Marketing nas redes sociais:

Com as redes sociais a desempenhar um papel tão importante no nosso dia-a-dia, não é surpresa que se tenham tornado canais de marketing cruciais para todo o tipo de empresas.

A divulgação nas redes sociais oferece uma série de benefícios críticos para os gestores de lojas online. Naturalmente, o primeiro benefício que vale a pena mencionar é a forte exposição. Se apenas comercializa a sua marca através do seu website e da newsletter por e-mail, está a perder uma enorme audiência de utilizadores nas redes sociais que poderiam estar interessados nos seus produtos.

Tenha em mente que a comunicação nas redes sociais não precisa ser diferente do resto das suas práticas de marketing digital. É super importante manter a consistência e não esperar resultados rápidos.

Marketing de influência:

Conseguir leads novas e construir credibilidade é um grande desafio para qualquer negócio. O marketing de influência é uma estratégia de marketing, normalmente, nas redes sociais em que as marcas pagam a influenciadores que os podem ligar a uma nova audiência.

Estratégias de marketing de e-commerce

Agora que compreende os principais elementos que constituem um plano de marketing digital para e-commerce, vejamos como as principais marcas usam estes canais em campanhas reais.

1. Construa a sua lista de e-mail

A construção da sua lista de contactos permitir-lhe-á manter-se em contacto com um grupo de clientes com quem pode criar uma relação.

Evidentemente, convencer as pessoas a dar-lhe as suas informações de contacto e a receber a sua newsletter não é super simples. Contudo existem diferentes formas de o fazer. Construir uma lista de e-mail com sucesso, requer apenas dois elementos principais:

  • Conteúdo único e valioso
  • Boas práticas de captura de emails 

2. Cross-sell, down sell e upsell

O Upselling é quando recomenda add-ons ou uma linha de produtos mais caros depois de um cliente comprar ou mostrar interesse em determinado produto. Se entrar numa Apple Store e pedir um iPhone 13, por exemplo, a sua equipa provavelmente tentará convencê-lo a gastar ainda mais dinheiro num iPhone 13 Pro ou nuns airpods para acompanhar o iPhone.

O cross-selling, por outro lado, implica recomendar produtos relacionados ou similares que um utilizador também possa estar interessado. Ao abrir uma página de produtos Amazon, verá uma lista de recomendações de produtos adicionais com base no item que está a ver.

3. Organizar campanhas de recuperação de carrinho

Adicionar um produto ao carrinho é um passo fundamental para a conversão, mas cerca de 70% de todos os carrinhos de compras online são abandonados antes da compra. Trazer de volta uma percentagem (por mais pequena que seja) de carrinhos abandonados, poderia ajudar a gerar, significativamente, mais vendas.

Uma sequência típica de abandono do carrinho inclui dois ou três lembretes concebidos para que o utilizador reconsidere a sua decisão de deixar o seu site sem comprar. Tenha em mente que poderia enviá-los como emails de carrinho abandonado ou como lembretes automáticos de SMS.

4. Encorajar a lealdade dos clientes com recompensas

Os programas de fidelização de clientes são uma forma de manter os compradores interessados e dar-lhes razões adicionais para continuarem connosco e voltarem para mais encomendas.

Além disso, os programas de fidelização mostram aos clientes que a sua marca se preocupa com a sua experiência, dando origem a relações de maior proximidade. Algumas marcas estão também a dar aos clientes mais controlo sobre as recompensas que recebem, a fim de acrescentar mais flexibilidade e personalização aos seus programas de fidelização.

5. Implementar apoio de chat ao vivo

Os consumidores não querem perder tempo à espera de uma resposta quando se deparam com um problema/dúvida na sua loja online, aplicação, produto, ou serviço. Quanto mais tempo esperarem por si, mais tempo ganham para encontrar uma solução alternativa à sua.

Além disso, as plataformas de chat ao vivo atuais também lhe dão a oportunidade de enviar mensagens aos seus visitantes. Por exemplo, poderia criar uma mensagem nas páginas de produtos convidando os utilizadores a juntarem-se à sua lista de email e obter um desconto no produto que estão a procurar.

6. Criar um blog

Os blogs são uma forma poderosa de trazer tráfego para a sua loja/site e dar a si próprio mais credibilidade. Quando os clientes encontrarem conteúdos valiosos e interessantes no seu blog, começarão a confiar na sua marca e tornar-se-ão mais propensos a clicar e a fazer uma compra na sua loja online.

7. Personalizar a comunicação com os clientes

Independentemente do tipo de campanha em que esteja a trabalhar, será capaz de gerar melhores resultados quando fizer um esforço para personalizar o seu envio de mensagens. O método mais simples de personalização de conteúdos é simplesmente adicionar o nome do destinatário.

A personalização eficaz também requer uma abordagem cuidadosa à segmentação do público.

8. Analise a concorrência

As suas estratégias serão sempre as mesmas, mas isso não significa que não possa captar ideias de outros concorrentes no seu nicho de mercado. A pesquisa minuciosa das suas práticas dar-lhe-á conhecimentos cruciais sobre os seus próprios pontos fortes e fracos e ajudá-lo-á a colocar-se em posição de captar atenção de forma diferente.

O acompanhamento automatizado dos preços dos concorrentes, por exemplo, facilita a monitorização de como os seus preços se comparam com o que os clientes pagam a outros vendedores. Quanto mais informação tiver sobre as práticas dos seus concorrentes, mais fácil será manobrá-los e atrair visitantes para o seu site.

Conclusão 

O serviço de e-commerce tem-se tornado uma área cada vez mais lucrativa, mas essa tendência também leva os novos players a juntarem-se ao mercado e a aumentarem a concorrência neste mercado. Com as estratégias acima listadas, provavelmente terá mais facilidade em utilizar eficientemente o seu orçamento e a construir a presença digital que pretende.

Embora não existam fórmulas definidas que resultam sempre, podemos dizer que estas dicas e estratégias de marketing digital de e-commerce têm contribuído para o crescimento diário dos nossos clientes. 

Comece hoje a implementar algumas destas ideias para começar a mover a sua marca na direcção certa e não deixe de acompanhar os conteúdos que temos disponíveis para o ajudar.

E nunca se esqueça: não existem fórmulas mágicas, o segredo está em testar, testar, testar!

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